segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Limpeza da casa com vinagre







O vinagre é um ótimo tempero para saladas, carnes, pode ser usado para deixar um bolo mais fofinho e outros segredinhos de cozinha.
Mas as utilidades do vinagre não param por aí. Na hora da faxina, ele pode ser um aliado poderoso. O líquido tem ação antibacteriana, serve ainda como um poderoso desinfetante e neutralizante de odores.
Diferente dos produtos de limpeza encontrados no mercado, o vinagre é livre de substâncias tóxicas e tem um custo bem menor. Aliás, muitos dos limpadores comuns contêm substâncias perigosas e que nem sempre são tão eficazes quanto o vinagre.
Reunimos algumas dicas de como fazer a limpeza da casa com vinagre, confira.

Vidros

Use um pano macio para retirar o pó do vidro. Misture três colheres de sopa vinagre em um balde com água morna. Umedeça um pano macio na mistura e torça muito bem antes de passar no vidro. Seque com outro pano e para finalizar, utilize jornal amassado.

Espelhos

Para tirar manchas dos espelhos, misture uma xícara de vinagre em 3,5 litros de água aplique em uma esponja e passe diretamente. Em seguida, lustre os vidros com um pano ou papel toalha. Outra dica é mergulhar uma folha de jornal amassada no vinagre e passar no espelho, depois limpe com outro jornal e em seguida passe um pano limpo e seco.

Azulejos

O vinagre remove o mofo do rejunte dos azulejos. É só aplicar uma boa quantidade de vinagre branco puro com uma escova de dente velha, deixar agir por duas horas e lavar a superfície com água e sabão.

Tela de TV e computador

Para limpar telas de TV e computador, coloque um pouco de vinagre em um papel toalha macio ou pedaço de papel higiênico. Depois, é só passar na tela.

Paredes

Faça uma solução usando vinagre e água morna em partes iguais e aplique sobre as manchas nas paredes. Esfregue usando um pano macio até que a sujeira desapareça.

Armários

Para acabar com o odor de mofo nos armários, retire os objetos e roupas e deixe dentro do móvel por uma noite um recipiente com vinagre branco puro. Em seguida, passe um pano embebido no líquido.

Tapetes

Acabe com as manchas em tapetes usando água morna com vinagre. Além de limpar, a mistura deixa a cor do tapete mais viva.

Copos e taças

Para deixar copos e taças de vidro brilhando, lave bem com sabão ou detergente neutro e enxague com bastante água. Depois, deixe de molho numa bacia com água quente e duas colheres de sopa de vinagre branco.

Fogão

Aquela sujeira mais pesada, que insiste em ficar grudada no fogão, pode ser removida deixando um pouco de vinagre sobre a gordura 15 minutos antes de começar a limpeza. Fica novinho em folha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário